sábado, 16 de maio de 2009

PLANO DE ATIVIDADES


CLIENTELA: Alunos de 3º ano

Conteúdo: Produção de textos

OBJETIVOS:

Identificar características dos contos de fadas;
Reescrever um conto partindo da modificação de seus elementos;
Produzir e revisar textos.

ESTRATÉGIAS:

· Conversa com a classe sobre contos de fada já lidos;
· Produzir contos de fadas modificados;
· Sintetizar as características comuns dos textos num cartaz, que será fixado na classe;
· Ler para a turma mais três contos, discutir com eles a mudança principal de cada versão e como ela foi feita;
· Discutir os aspectos em que a classe demonstrou maior dificuldade;
· Confecção de um livro com textos dos alunos.

RECURSOS:

Contos de fadas tradicionais e modernos, cartolina branca ou papel Kraft, caneta hidrocor, caderno e pesquisa na internet.

AVALIAÇÃO:

Nos textos individuais, avaliar se a linguagem está adequada ao leitor, se a história atende ao interesse dele, se tempo e espaço estão identificados, se o enredo tem personagens e elementos típicos de um conto de fadas, se a transformação foi coerente com a proposta, se os parágrafos foram bem organizados e se o texto está pontuado.

REFERÊNCIAS:

http://revistaescola.abril.com.br.Portal da revista Nova Escola On-line.




























PLANO DE ATIVIDADES


CLIENTELA: Alunos do 4º ano

CONTEÚDOS: Educação inclusiva e não excludente

OBJETIVOS:

Mostrar aos alunos a importância de incluir todos sem discriminação, através de discussão e comentários.
Ler textos de entrevistados que já passaram por algum tipo de exclusão.
Convidar palestrante que tenha sofrido na pele à exclusão.

ESTRATÉGIAS:

Apresentação do tema;
Leitura e discussão sobre os problemas da exclusão;
Fazer entrevistas com alguém que já passou por uma série de exclusão social;
Palestra na classe de alguém que tenha sofrido algum tipo de exclusão na sociedade.

RECURSOS:

Livros, quadro de giz, caderno, lápis, palestrantes, entrevistados.

AVALIAÇÃO:

Processual com acompanhamento no dia-a-dia dos alunos para avaliarem as suas ações diante do que foi estudado.

REFERÊNCIA:

PT. Wiktipedia.org/wiki/necessidades-educativas-espéciais-29k-
PLANO DE ATIVIDADES


CLIENTELA: Alunos do 2º ano

CONTEÚDO: Alimentação

OBJETIVOS:

Possibilitar a criança a conhecer alimentos saudáveis e ter gosto pelos mesmos.

ESTRATÉGIAS:

Debates sobre a importância dos diferentes tipos de alimentos, seus valores nutricionais;
Receitas;
Pesquisa de preços;
Incentivar a criança na plantação de uma horta na escola.

RECURSOS:

Tipos de alimentos, como (frutas, cereais, hortaliças, etc.), pesquisa na internet, jornal, revistas caderno, caneta, lápis, cartolina, borracha, gravuras, rótulos, etc.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita ao longo do processo, mediante a utilização de alguns procedimentos e instrumentos, tais como: conversas, pauta de observação, produção e construção de receitas, participação, entre outros.

REFERÊNCIAS:

www.bibliotecavirtuais.com.br/.40k.
PLANOS DE ATIVIDADES

CLIENTELA: Alunos do 5º ano

CONTEÚDO: A água é o próximo Petróleo

OBJETIVOS:

Possibilitar o educando através da leitura de textos e atividades diversificadas a compreender a importância da água, sua escassez, conscientizando-o para a sua preservação.

ESTRATÉGIAS:

Pesquisa de textos sobre a água;
Leitura dos textos pesquisados;
Discursão envolvendo toda a turma;
Atividade extra-classe com visita à ambientes diversificados, como: fontes, cachoeiras, rios, entre outros.
Produção textual;
Confecção de cartazes.

RECURSOS:

Pesquisas de campo e na internet, cartolina, cola, tesoura, lápis de cor e hidrocor, gravuras, papel oficio, caneta, borracha, etc.

AVALIAÇÃO:

Será feita de forma qualitativa e processual, através da observação, participação, interesse de todos durante todas as atividades realizadas.


REFERÊNCIA:

www.revistaeducação.com.br.

EQUIPE:

Betânia Berto
Maria de Sá Xavier Damacena
Marileide de Sá Xavier dos Santos
Marilene dos Santos Teixeira
Maria Silene Gomes Sandes
Vera Lúcia Vieira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário